Catanduva está entre os 48 municípios paulistas que obtiveram o selo de Município VerdeAzul, programa do Governo do Estado para o estímulo de ações de desenvolvimento sustentável. A certificação foi obtida nesta quarta-feira, dia 13, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.
O município ficou na 38ª posição no ranking das cidades que conquistaram o selo, com 81,56 pontos. Na primeira colocação está Novo Horizonte, com 97,45 pontos, seguida por Fernandópolis e Pederneiras. Este ano, 588 cidades participaram do programa e, desse total, apenas 48 obtiveram a certificação.
De acordo com o diretor de Meio Ambiente, José Maurício Braga, um dos motivos que levaram à queda no número de municípios certificados foi o nível de exigência apresentado neste ano pelo programa. “Nem todos conseguiram chegar à etapa final. As dificuldades enfrentadas foram muitas”, disse.
A nova formatação do Município VerdeAzul valerá pelos próximos dez anos. Porém, de acordo com Braga, as ações já desenvolvidas pelo município em prol de melhorias ao meio ambiente e uma cidade ambientalmente sustentável estão avançadas. “Com tudo o que está sendo feito, subiremos no ranking”.
O Programa
O Programa Município VerdeAzul foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. O objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras na elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável de São Paulo.